envelhecer com saúde

7 hábitos para envelhecer com saúde e qualidade de vida

Com o passar dos anos, começamos a nos preocupar com o envelhecimento e os problemas decorrentes dessa fase da vida. Contudo, pela prática de alguns hábitos é possível viver sem essas preocupações e envelhecer com saúde. 

Quer saber que hábitos são esses? Basta continuar a leitura.

Principais hábitos pra um envelhecer saudável

1. Faça atividades físicas regularmente

Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente aumentam sua expectativa de vida. As atividades físicas melhoram a oxigenação sanguínea e o fluxo de nutrientes pelo organismo. 

As práticas mais indicadas são caminhadas, natação, atividades aeróbicas e alongamento, pois promovem o fortalecimento dos músculo e dos ossos sem exigir um grande esforço físico. Além disso, a força muscular ajuda a evitar acidentes traumáticos.

2. Alimente-se de forma saudável

Uma alimentação rica em verduras, frutas, iogurtes e fibras é muito benéfica para os idosos, pois ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Caso haja uma dificuldade em alimentar-se corretamente, o uso de suplementos vitamínicos é imprescindível.

Um cardápio balanceado ajuda no controle de peso, na redução dos níveis de colesterol e no controle do diabetes. Assim, os riscos de derrame e infarto são reduzidos e você consegue envelhecer com saúde.

3. Exercite o seu cérebro

Uma boa leitura promove o relaxamento e estimula o raciocínio, além de manter o cérebro em atividade. Jogos de videogames, xadrez e palavras cruzadas também são ótimos para prevenir a perda de memória.

4. Durma bem

O sono é o momento em que há a consolidação de memórias e a formação de novas lembranças. Por isso, dormir pouco pode envelhecer o cérebro, pois afeta a nossa capacidade cognitiva.

A privação do sono também afeta a concentração durante as tarefas e atrapalha o metabolismo. A recomendação médica é de que nós devemos dormir oito horas por noite.

5. Mantenha-se hidratado

A água é o principal recurso utilizado pelo corpo e também é o mais abundante. Quando nos mantemos hidratados, favorecemos o transporte de nutrientes para as células, a regulação da temperatura corporal, a digestão, a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.

O consumo recomendado é de, no mínimo, dois litros de água por dia, representando um total de oito copo de água diários.

6. Encontre-se periodicamente com seu médico

A rotina de consultas com os médicos é importante durante todas as fases da nossa vida. Entretanto, essa importância é ainda maior quando envelhecemos. O geriatra irá nos manter informado sobre nossa saúde e controlar possíveis doenças.

O acompanhamento médico é fundamental para envelhecer com saúde. Assim, faça visitas periódicas ao seu geriatra e evita ser pego de surpresa.

7. Evite o cigarro e o álcool

O tabagismo e o consumo de álcool são péssimos hábitos de vida. Se você pensa em envelhecer com saúde, precisa abandonar esses hábitos. Além disso, evite o fumo passivo ao permanecer em ambientes fechados e frequentados por fumantes.

Quando um indivíduo deixa de fumar, todos os efeitos nocivos da nicotina são reduzidos com o passar do tempo. O álcool contribui para as doenças hepáticas e para a morte dos neurônios. Em consequência disso, as funções cognitivas são afetadas.

Com a manutenção dos hábitos citados anteriormente, você aumenta sua expectativa de vida e consegue alcançar o tão sonhado desejo de envelhecer com saúde. Quer saber mais? Clique no banner.

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp