lavagem nasal

Como fazer lavagem nasal caseira

A congestão das vias respiratórias é um sintoma extremamente incômodo, que causa dores de cabeça, dores na face, dificuldade para respirar, sensação de cabeça pesada e coriza. Além de medicamentos que auxiliam no processo de desentupimento do nariz, a lavagem nasal é uma excelente maneira de se combater esse terrível sintoma, que pode ser ocasionado por gripes, resfriados, sinusites, rinites e quaisquer outros processos infecciosos e alérgenos. 

A limpeza dos seios paranasais é importante porque tem a função de drenar as secreções que se acumulam nas vias respiratórias. Além disso, manter o nariz hidratado é uma forma de dissolver essa secreção, deixando-a mais líquida, facilitando, assim o processo de respiração.

Como fazer a lavagem nasal

A lavagem do nariz é realizada com soro fisiológico e uma seringa, que são facilmente encontrados em farmácias. O procedimento deve ser feito em um banheiro ou em um local em que a água possa escorrer, como um tanque. 

Veja o passo a passo:

  • Puxe o soro fisiológico na seringa;
  • incline a cabeça para o lado e insira a ponta da seringa na narina que está para cima;
  • Aperte a seringa até que todo o soro contido entre no nariz;
  • Mova a cabeça lentamente para que o soro saia pela outra narina;
  • Assoe o nariz para a remoção da secreção;
  • Repita o processo na outra narina.

Lembrando que o processo deve ser realizado cerca de três vezes em cada narina.

O soro fisiológico pode ser substituído por uma solução feita com água e sal. Para isso, utilize 250ml de água fervida morna e duas colheres de chá de sal marinho. Fique atento à temperatura da água para que ela não queime os seios paranasais.

Por que é importante manter o nariz limpo

Durante todo o dia, temos contato com milhares de agentes infecciosos e alérgenos: são vírus, bactérias, poluição, pólen, fumaça, produtos químicos, entre outros. A lavagem do nariz é a melhor ação preventiva para a remoção dessas impurezas. 

Um estudo realizado pela Universidade de Colônia, na Alemanha, mostrou que a limpeza da cavidade nasal minimiza quadros de alergia, como os de rinite, permitindo, assim, a diminuição do uso de remédios mais fortes, além de proporcionar, também, qualidade de vida. 

Para garantir todos os benefícios, é preciso disciplina, pois é recomendável que a limpeza do nariz seja realizada duas vezes ao dia, mesmo quando o nariz esteja em condições saudáveis e não apresente nenhum sintoma. 

Benefícios da lavagem do nariz

Quando higienizado duas vezes ao dia, a limpeza do nariz traz vantagens como:

  • Alívio de dores de cabeça;
  • Prevenção de processos alérgicos;
  • Ajuda a evitar inflamações na garganta, como faringite e amigdalite;
  • Mais conforto em clima com baixa umidade;
  • Proteção do organismo contra a poluição.

Além de manter os seios paranasais limpos de secreções, a lavagem nasal é, também, uma maneira de manter o nariz limpo, o que é um fator importante para aqueles que sofrem de alergias que provocam sinusite e rinite, por exemplo. Ao ser realizada diariamente, a limpeza deixará o trato respiratório livre de agentes alérgenos. Mas lembre-se: a lavagem do nariz não deve ser a única forma de tratamento. Se os sintomas persistirem, procure auxílio médico. 

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp